Faça uma checagem geral
Avalie cuidadosamente o estado do piso, descubra quais partes estão mais danificadas e analise se realmente vale a pena fazer a restauração. Se o piso já tiver sido restaurado mais de três vezes ou estiver em péssimas condições de conservação, talvez seja melhor trocá-lo. Mas se ele estiver apenas sem brilho ou com faixas descoladas, faça os reparos pontuais e economize tempo e dinheiro, além de, de quebra, ajudar o meio ambiente com seu consumo consciente.
Tire os móveis do cômodo
Como o trabalho de revitalização da madeira gera muita poeira, além de demandar o uso de produtos químicos, o ideal é retirar todos os móveis do cômodo e devolvê-los, pelo menos, 18 horas depois da finalização de qualquer que seja o procedimento. Isso evita danos à sua mobília e ao piso em si.
Use massa para tampar buracos
Se, ao substituir tacos e réguas de madeira você notar buracos, furos de prego e pequenas deformidades, trate de tampar tudinho com massa própria para madeira. Essa massa acrílica, que pode ser encontrada em cores variadas de madeira, é super eficiente, sendo uma ótima opção para disfarçar os mais variados tipos de desgastes.
Lixe a superfície com cuidado
A restauração de qualquer piso de madeira começa pelo lixamento. A superfície danificada deve ser lixada delicadamente, de modo que suas fibras naturais sejam preservadas. Se os danos forem pontuais, pode-se optar pelas lixas manuais. Caso o piso esteja todo danificado, use uma lixadeira elétrica. Lembrando que quem não estiver suficientemente confortável e seguro para realizar a tarefa com as próprias mãos deve contratar profissionais especializados para fazerem o serviço.
Limpe tudo direitinho
Depois de lixar o piso todinho, limpe-o minuciosamente. Varra toda a superfície e, se possível, passe o aspirador de pó em toda a extensão do cômodo para remover os resíduos. Lembre-se de que o pó pode comprometer o resultado final, especialmente na hora de envernizar a madeira.
Finalize a restauração
Após as medidas de preparação mencionadas acima, passe para a impermeabilização da madeira para resgatar seu brilho. Você pode fazer isso usando um protetor ou um impregnante de madeira ,verniz brilhante ou resina. Vale destacar que os vernizes costumam ser à base de formol e as resinas à base de água, o que torna a secagem mais rápida.
Um último lembrete: só restaure os tacos e os assoalhos, pois eles são de madeira maciça e contam com, no mínimo, 2 centímetros de espessura, o que permite que sejam restaurados até três vezes. Já os carpetes e laminados são bem menos resistentes, além de serem mais baratos e fáceis de trocar.
E então, gostou das nossas dicas? Pretende revitalizar o piso de madeira da sua casa em breve? Pois não se esqueça de voltar aqui para nos contar como ficou, ok? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!